sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Outros Jogos aplicados - Parte 02

* CÍRCULOS 
As informações abaixo foram reveladas pelo relatório final do grupo que realizou o jogo. Não estava presente em sala, mas acredito ser interessante apresentar mais uma atividade realizada em sala. (ESTA DINÂMICA FOI CRIADA E CEDIDA PARA POSTAGEM PELO GRUPO).

Jogo: A empresa de Círculos de papel

Objetivo: trabalhar noções de hierarquia, meta, trabalho em equipe e regras.

Descrição breve: O jogo é uma simulação da produção de uma empresa cujo produto são círculos de papel. Os participantes são divididos em duas equipes com um líder cada e devem estabelecer metas para sua produção. A equipe que mais se aproximar da meta é premiada.

Materiais: tiras de TNT, 2 caixas de sapato, 2 tesouras, folhas de papel, 2 rolos de durex grande (para servir de molde), 2 canetas e outros materiais que possam confundir a equipe, como grampeadores, cola, barbante.

Ambientação: Uma mesa deve ficar ao centro e a frente de todos e as duas caixas de sapato devem ser colocadas uma em cada ponta da mesa. As equipes, posteriormente divididas, devem ficar cada uma de um lado da sala. Pode-se optar por escrever o nome da empresa num cartaz ou quadro.

Orientações:

1)      Um membro da equipe que está aplicando a dinâmica deve se apresentar como presidente da empresa “Círculos de papel” e repassar as informações iniciais do jogo através do seu discurso, que se baseará no texto abaixo:

Somos uma empresa familiar que produz círculos de papel. Sejam bem-vindos, vocês agora fazem parte desta empresa. Como toda empresa, temos nossos gestores. Como sou o presidente, eu escolho os meus gestores, que serão (e escolher na hora duas pessoas entre os participantes). Assim, vou me reunir por com os meus gestores e repassar as regras da produção para eles. E eles passarão para vocês. Enquanto isso, meus assessores (demais pessoas da equipe que estão fazendo a dinâmica) vão dividir vocês em dois grupos.

2)      Os gestores escolhidos se reúnem com o presidente fora do ambiente onde a dinâmica estiver acontecendo e o presidente que repassa as seguintes instruções:

Vocês foram escolhidos a dedo por serem pessoas com o perfil desejado pela empresa para chefiarem as nossas equipes. Sou uma pessoa que preza pelo silêncio e organização. Gosto de trabalho em equipe e por isso toda equipe terá que trabalhar em duplas.

Uma informação confidencial: Nossa empresa está a beira da falência e por isso eu contratei toda esta equipe. Preciso no dia de hoje conseguir o lucro de R$250.

 Cada equipe receberá um kit igual de materiais para a produção dos círculos de papel

 Antes de começar a produção, o gestor deve se reunir com sua equipe e repassar as seguintes instruções:

- A equipe deverá trabalhar em duplas e obedecer ao gestor

- O gestor deverá se reunir, por 5min com toda sua equipe, explicar e distribuir as tarefas e estabelecer duas metas numéricas que serão repassadas a mim POR ESCRITO.

- A equipe terá 10min para sua produção

- Cada círculo perfeito produzido vale R$10

- Cada círculo mais ou menos produzido vale R$1

- Valem círculos de todos os tamanhos

- os círculos deverão ser entregues individualmente e por pessoas diferentes: a mesma pessoa não pode entregar dois círculos seqüenciais.

Distribuam tarefas e se organizem para que não haja bagunça, ansiedade ou pânico.

Observações:

a)      Estas instruções devem ser impressas, para ser lida para todos ao final da dinâmica.

b)      Exemplos de metas numéricas: X círculos e 50% perfeitos ou X círculos e Y reais de lucro

c)      O valor do lucro do dia vai variar de acordo com a quantidade de participantes.

3)      Enquanto isso, as pessoas que estão na sala são dividas em duas equipes. Nestas duas equipes, as pessoas são amarradas em duplas pelo pulso por tiras de TNT.

4)      O presidente e os gestores voltam para o ambiente da dinâmica. O presidente então anuncia que as equipes têm 10 min para se reunirem com seus líderes e receberem as instruções.

5)      Ao final dos 10min o presidente recolhe as metas das duas equipes e guarda debaixo das caixas de sapato de cada equipe.

6)      Começa a produção. Nos primeiros 5min o presidente apenas observa. Então, interrompe e solicita uma reunião urgente com os gestores. A produção pode continuar.

7)      Do lado de fora da sala, o presidente explica que eles deverão demitir alguém pois os custos da produção estão muito altos.

8)      Cada gestor escolhe um membro de sua equipe para ser "demitido" e estas pessoas devem desamarrar o pulso e ficar de fora da produção, apenas observando.

9)      Quando os 10min totais de produção passam, o presidente anuncia que o tempo acabou e encerra a produção.

10)  Todos podem se soltar e voltar aos seus lugares, enquanto o presidente faz a contagem da produção de cada equipe.

11)  Vence a equipe que mais se aproximar das metas que estabeleceu para si, seja para menos ou para mais. A equipe vencedora é premiada.

12)  O presidente lê as instruções repassadas para os gestores, informando a meta geral. Se a meta geral tiver sido atingida, toda a equipe recebe um segundo prêmio.


* CASA MALUCA - Raciocínio Lógico

Vivência:

Foram distribuidos kits compostos de 25 peças e 14 dicas, suficientes para que sejam montadas 5 casas.

 O grupo deveria resolver o problema da Rua da Casa Maluca dentro do tempo previsto.

Relato e Processamento:

Cada grupo desenvolveu uma estratégia diferente para conseguir realizar a tarefa. O grupo naturalmente dividiu as tarefas, sendo um responsável por montar as peças, outro por ler as instruções e todos dando sua opinião sobre a resolução do problema. A facilitadora indagou todos os grupos sobre a estratégia adotada, quais foram as fraquezas e os pontos fortes do grupo.

Aplicação: Além da aplicação de nível individual, como a facilitação de trabalho em grupo e desenvolvimento de liderança. Tal dinâmica pode ser usada pelos futuros gestores de recursos humanos nos processos de recrutamento e seleção já que através dela ficam claros traços de personalidade dos candidatos.


(JOGO CEDIDO PELOS COLEGAS DE SALA).

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