sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Os outros Jogos aplicados - Parte 01

* CONSTRUÇÃO DE TORRES

Este jogo tem o objetivo de demonstrar a influência da liderança e seus estilos na produtividade e satisfação do trabalho em grupo.

Número Mínimo de Participantes 4

Número Máximo de Participantes 0

Material para Aplicação: Palitos de fósforos e venda para os olhos.

- O JOGO

Procedimento: Somos construtores de torres. Nossa missão é construir torres.

Torres de qualidade, quanto mais altas, melhor.

1º Formam-se grupos de 4 pessoas. Cada grupo se compõe de um operário, um supervisor e dois observadores. A tarefa consiste em o operário, com os olhos vendados e sob a orientação do supervisor, montar a torre, feita de palitos de fósforos colocados em paralelos, formando um quadrado, dois sobre dois. Os observadores estarão tomando nota do que forem observando, tanto na relação entre operário e o supervisor, quanto nos resultados atingidos.

2º Cada dupla tem 3 minutos para construir sua torre. Em seguida. Trocam-se os papéis. Num segundo momento os observadores passam a viver a experiência de operário e

supervisor, com os outros dois colegas como observadores.

 

Pode-se observar que no fim todos terão vivido os mesmos papéis e o aplicador poderá observar como se comportaram as pessoas diante das fases que passaram. Parece um jogo bem interessante.

 

* CONSTRUÇÃO DE PIPAS

VOAR É PRECISO!

 

Gostaria muito de ter participado deste jogo, mas não estava presente na aula este dia. Segue abaixo a aplicação da mesma.


Objetivo: Observação de Comportamentos: planejamento, cooperação, colaboração, liderança.

Mínimo de Participantes: 8 / Máximo de Participantes: 10 / Duração: 01h30 min

Material Necessário: Varetas de qualquer tipo, sendo: – 1 de 51cm de comprimento e 2mm de espessura. – 2 de 32cm de comprimento e 2mm de espessura. * Tesoura * Papel de seda * Cola branca * Linha 10 Corrente

Procedimento:


Parte I - Um pouco da história das Pipas … A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Tudo deve ter começado quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi uma motivação para que ele desse asas a sua imaginação. O primeiro vôo do homem está registrado na mitologia grega e conta que Ícaro e seu pai, Dédalo, aprisionados no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. Apesar das recomendações do pai, apaixonado pela possibilidade de dominar os ventos, Ícaro negligenciou a prudência e chegou muito perto do Sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar matando-o. De qualquer forma o homem não parou por aí. Mesmo levando em conta o estranho acidente da lenda de Ícaro, ele continuou a ousar, desafiando a natureza com sua imaginação. As pipas nascem desta tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade intrínseca de planar, de alçar vôo de terra firme.

 

Parte II - Nossa empresa Empresa Pipas Promoções e Eventos Ltda., é composta por uma equipe especializada em lazer, cultura, esporte e promoção, realizando eventos especializados em pipas e outros objetos voadores como aviões em dobradura e bumerangues de papel, ao ar livre e recintos fechados, por todo o Brasil e exterior. Esses eventos incluem: Fantásticas exposições de pipas artísticas e oficinas de confecção de pipas para crianças e adultos, acompanhada por monitores especializados na arte de ensinar e educar, no caso todos aprendem a arte de criar, manusear e fazer seu próprio brinquedo, que podem inclusive serem personalizados com sua logomarca ou de algum patrocinador. As exposições são excelentes atrativos para o seu empreendimento.

A quem se destina:

• Shopping Center’s

• Congressos

• Feiras

• Hotéis

• Concessionárias de automóveis

 • Comemorações públicas

• Centros culturais

• Empresas…

Muitos se acham capacitados a fazer eventos e oficinas de pipas, porém com capacidade, Know-how, sabedoria na arte de criar e educar sem copiar… Hoje nossos parceiros fornecedores não estão nos atendendo, com a qualidade / preços e prazos devidos e, por esta razão estamos abrindo uma concorrência para novos parceiros. Precisamos de parceiros dispostos a inovar e, que tragam possibilidades que venham agregar ao nosso negócio.

Parte III - Para fazer parte dos nossos parceiros fornecedores, uma tarefa:

MONTE SUA PIPA -Pipa de Combate ou Maranhão- Materiais:

·        Varetas de qualquer tipo, sendo: – 1 de 51cm de comprimento e 2mm de espessura. – 2 de 32cm de comprimento e 2mm de espessura.

·       Tesoura

·       Papel de seda

·       Cola branca

·       Linha 10 Corrente Projeto da Pipa: A rabiola de uma pipa, “ideal” seia de tiras de papel , com 30cm de comprimento por 1cm de largura, colocadas em uma linha com 1 metro e meio de extensão. Procedimento: Envergar a vareta superior de 32cm.

·        01 – Amarre as varetas menores na maior…

·        02 – Passe a linha em todas as pontas da armação.

·        03 – Cole a armação sobre o papel, mas deixe uma extremidade de fora, a menor.

·        04 – Corte o papel um pouco maior que a armação, essa margem servirá para a colagem.

·        05 – Em cada extremidade dê dois cortes e pode preparar a cola, logo será usada.

·        06 – Todas as extremidades foram cortadas?Agora é só começar a colar sem se lambuzar.

·        07 – Antes de colar, porém, dobre as margens e veja se está bem ajustada a linha, o dente do papel pode ficar solto ou colado.

·        08 – Passe a cola sobre a margem e vire-a para dentro, aderindo bem.

·        09 – Envergue a 1° das varetas e dê uma volta com a linha superior sobre a extremidade da vareta.

·        10 – Em seguida é só colocar o estirante (cabestro) e a rabiola.

Parte lV - Dados da empresa de Fornecedora

·        1. Criar um nome para a empresa

·        2. Criar um slogan para a empresa

·        3. Elaborar um texto para apresentar ao cliente da empresa

·        4. Estabelecer um preço para a venda por unidade

·        5. Estabelecer uma forma de controle de Qualidade

       

Parte V - Fechamento - Avaliação - O facilitador fará uma apresentação, lendo o histrórico do trabalho. Dividirá em dois grupos. Cada sudgrupo será uma empresa. Cada grupo terá o mesmo tempo 01 h para desenvolver toda tarefa. Ao final eles de acordo com a organização de cada grupo apresentarão os produtos para o Coordenador da Dinâmica e,ele mais os observadores farão o julgamento da melhor e adequada empresa.

Após tudo isso verificar o sentimento de cada um dentro do grupo.

Perguntas prováveis:

·        Como se sentiram?

·        Qual a expectativa do participante dentro do grupo?

·        Qual a contribuição do mesmo dentro do grupo? Como foram distribuídas as tarefas?resultado era mais satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário