sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

JOGO - EMPATIA!!!

Pois bem, este último jogo que será relatado aqui, foi aplicado pelo meu grupo! rsrs... Tive a oportunidade de participar desta atividade quando ainda era assessora de RH da Arterial UFMG JR. e achei bastante interessante e válido. Fizemos algumas adaptações e levamos para a sala de aula.

1º Dividimos o nosso grupo em dois – X E Y

2º dividimos a sala em dois grupos – 1 e 2

 A parte X fica com o grupo 1 (E SAI DA SALA)

A parte Y fica com o grupo 2 (FICA NA SALA)

A parte X orienta o a cada aluno do grupo 1 a entrar na sala e escolher um do grupo que ficou pra poder contar uma história, formando PARES. Eles terão 02 minutos para contar uma história.

ENQUANTO ISSO, a parte y orienta o grupo 2 a nãooo deixar que o grupo 01 conte nada. EXEMPLO: FALAMOS COM ELES ASSIM: Olha, o grupo 1 vai entrar aqui e tentar contar uma história pra vocês, mas vocês não podem deixar eles falarem, de jeito nenhum, inventem uma desculpa, falem junto com eles, atendam o celular, interfiram, mudem de assunto, enfim, não deixem eles falarem.

Aí os alunos entraram. E começaram o falatório por 02 minutos. Acabou o tempo. A parte X tirou o grupo 02 da sala e os orientou dizendo que agora eles precisavam escolher uma história pra contar pro grupo 01 que ficou lá dentro. 

 

ENQUANTO ISSO, lá fora, orientamos o grupo dizendo: Agora são ELES é que vão tentar contar uma história pra vocês! A diferença é que durante 02 minutos vocês irão fazer de tudo pra prestar atenção, mostrar-se interessado, e deixar o outro falar! Quando o grupo 02 entrou e começou a falar, observou que o grupo 01 prestava atenção em tudo o que diziam. Logo após esse início alguns já perceberam que os papéis haviam se invertido... Muitos relataram depois que sentiram vergonha, porque agora estavam sendo ouvidos enquanto, no outro momento, simplesmente ignoraram os colegas.
O objetivo da dinâmica/jogo era mostrar como é importante que as pessoas se coloquem no lugar dos outros, que dêem atenção quando o outro falar, que participem, que mostrem interesse...

 

Após esses dois momentos de conversas, entregamos duas cartolinas, tesouras, colas, revistas, pincéis a cada um dos grupos pedindo para que eles relatassem como se sentiram enquanto contadores de história enquanto estavam representando seus papéis.

 

O Cartaz abaixo mostra como se sentiram os alunos que não foram ouvidos enquanto tentaram contar suas histórias aos colegas:

Este primeiro cartaz reflete o que já era esperado... Tristeza, ansiedade, decepção, indiferença... Enfim.

O próximo cartaz reflete como se sentiram os alunos que foram ouvidos:

O mais interessante deste cartaz é que ele surpreendeu à todos do grupo. Inicialmente imaginamos que as pessoas ouvidas fossem se sentir felizes, acolhidas, alegres, porém, o que destacou foi a vergonha, a culpa... O resultado foi melhor do que o esperado, pois o objetivo da dinâmica foi cumprido antes de terminarmos de apresentá-la... Os colegas ficaram tão incomodados de não terem ouvido o outro grupo enquanto eles falavam, na primeira parte do processo, que quando puderam falar e foram ouvidos, não conseguiram sentir prazer, porque se colocaram no lugar do outro e viram que tinham "pisado feio na bola"... Eu achei que foi meio chocante para alguns colegas participar da dinâmica, mas também achei que ela trouxe um bom resultado, e ainda possibilitou fazer uma relação desta questão da empatia e o que ela representa para um profissional de RH. 

No encerramento do jogo aproveitamos para falar que para nós, futuros gestores de recursos humanos, saber ouvir, se colocar no lugar do outro, prestar atenção no que o outro diz, no que está acontecendo a nossa volta, saber nos posicionar, colocar nossa opnião na hora certa, enfim, acolher de fato, o trabalhador.

 

(DETALHE: roubei as fotos do blog da Thaís! rsrs - http://instrumentosrh.blogspot.com/.

 

Eu sinceramente, adorei realizar a dinâmica, ver que todos da sala participaram e pareceram gostar... Aplicar algo que pode servir de experiência para nossas atividades futuras me traz um prazer incomensurável.

2 comentários:

  1. Bacana essa dinâmica, gostei! Sou acadêmica de Psicologia, eu e meu grupo vamos aplicar essa dinâmica com a nossa turma. Obrigada por dividir sua experiência com todos! :D

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  2. Muito boa! Vou utilizar em uma equipe, obrigada por compartilhar! Abraço.

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