quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Todo ser humano é influenciável

A aula do dia 25/08 foi sobre coesão grupal. Influência do grupo sobre um indivíduo. A professora pensou em dividir a sala em grupos e tentamos alguns quesitos de separação que não deram certo como agrupar as pessoas que tinham o mesmo número de calçado, até que conseguimos separação de forma mais coerente pelo mês de aniversário. Os grupos tinham entre 04 e 05 pessoas e cada um deveria analisar 04 casos que a professora apresentou sobre influência grupal. Foi interessante.

Acredito que a coesão grupal em uma organização tem um poder extra que precisa ser bem administrado, principalmente os grupos informais. A maneira como certo grupo age pode melhorar ou piorar o clima da organização. É importante que haja trabalho em equipe, união e companheirismo, porém, é preciso ter cuidado para que o grupo não sobressaia em cima de características individuais especiais que podem fazer a diferença no ambiente organizacional.

Todo ser humano é influenciável.
Eu acredito muito nesta frase. Costumo dizer isso sempre. Já sofri muito com colações familiares do tipo “Maria vai com as outras”... Acho que muitos adolescentes também já passaram por isso e talvez passem até hoje. Em certa fase da vida conhecemos muitas coisas, ficamos diante de um leque de opções apresentadas pelos mais diversos modos, pelas diferentes pessoas, pela TV... Então, vamos buscando construir o nosso espaço, nossa identidade, nossa personalidade... E vamos nos firmando, ou não. Às vezes mudamos de opinião. E que bom que isso acontece! Que bom que podemos mudar!!! Não que certo comportamento esteja errado, mas talvez ele não se encaixe mais para aquela fase da vida. Na organização não é diferente. Estamos a todo o momento sendo influenciados por grupos de acordo com interesses, projetos, ambições. E influenciamos também. Essa é a principal percepção que devemos ter. Somos influenciados e influenciamos o tempo todo. Precisamos ter cautela ao nos espelhar nos outros, nos grupos e precisamos ter mais cuidado ainda com o nosso comportamento que poderá também estar servindo de espelho para muitos outros.

Após a discussão sobre esse tema, fizemos uma dinâmica em que demos as mãos em uma grande roda na sala de aula e cada um contou algo de sua vida particular que julgava que os demais colegas de sala não sabiam.

Prefiro não comentar o que contei! Rsrs... Mas foi engraçado!Rs.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante seu texto e concordo em gênero, grau e numero, pois somos influenciáveis e infelizmente perpetuadores na maioria de pensamentos e maus consumes.
    Achei interessante o texto desse blog, pois discute sobre a mesma problemática do site.
    http://extensouniverso.blogspot.com/2018/09/o-ser-eminentemente-influenciavel.html

    ResponderExcluir